Blog

28 de outubro de 2014

Preparativos para o casamento. Um ano antes… seis meses antes… não importa. Sempre há uma lista enorme de fornecedores. Muitas coisas! Coisas que você nem imaginava que era necessário ter.
Quem já não se pegou pensando assim: “mas precisa disso mesmo? É só um casamento!”.

Normalmente os noivos são pegos de surpresa em relação ao checklist de tudo que é preciso para uma festa completa de casamento. Eles ficam atônitos, pois são muitos detalhes, os quais nunca havia se pensado antes. Desse modo, escolhem várias coisas por indicação de amigos e parentes ou apenas por orientação da sua assessoria/cerimonial.

E não é raro depois do casamento, quando eles já vivenciaram tudo, começar a perceber que poderia ter sido feito de outro modo. Mas aí, já é tarde. Já passou e não tem mais volta.

A fotografia é um dos itens mais importantes da lista. É com a fotografia que você eternizará tudo que foi escolhido com tanto carinho e cuidado por meses. É por meio da fotografia que todos os instantes serão eternizados. Cada olhar, cada sorriso e cada lágrima. É o álbum de fotografia que você vai levar com orgulho para a casa de seus familiares. Depois do seu casamento, o seu álbum será o único documento histórico de sua família. Um documento que será visto e repassados para seus filhos e netos.

Assim, perceba a grande importância da escolha de um bom fotógrafo no dia do seu casamento. Cito a seguir, alguns aspectos que devem ser considerados e avaliados criteriosamente pelos noivos antes da contratação:

1. Tente escolher seu fotógrafo com antecedência mínima entre 10 a 12 meses. Alguns profissionais são bem concorridos e ficam sem data muito cedo.
2. A identificação dos noivos com o estilo fotográfico e com o fotógrafo é super importante. O fotógrafo passará grande parte do dia do casamento muito perto dos noivos, participando e testemunhando tudo a centímetros de distância. Assim, a empatia com esse profissional deve ser muito além da fotografia que ele faz.
3. Evite optar por empresas que não tem uma pessoa específica na fotografia. Tipo aquelas que mandam o fotógrafo da equipe que estiver disponível no dia. A sua identificação foi com o olhar que lhe foi apresentado nas reuniões, assim, nada mais justo que você receber o que contratou. Cada fotógrafo tem um olhar diferente, um modo diferente de ver e perceber.
4. Exija sempre um contrato com todas as informações sobre o fotógrafo contratado e sobre o contratante, sobre detalhadamente o que você está comprando, com data, horário e local do serviço a ser prestado.
5. Converse com ele sobre o tempo de serviço, veja também se existe um número fixo de fotos, ou não.
6. Antes de fechar o contrato, pesquise seu nome no Google. Atualmente, essa é uma das ferramentas mais rápidas e práticas de pesquisa. Veja a sua idoneidade. Procure saber que tipo de informação existe na rede sobre o profissional a ser contratado. Busque o máximo de informações.
7. Se você realmente quiser aquele fotógrafo e o problema for a forma de pagamento, negocie. Não perca seu fotógrafo preferido por falta de diálogo.
8. Uma boa sugestão é contratar o ensaio de noivos que é feito meses/dias antes do casamento. Esse ensaio além de ser muito útil, pois você poderá utilizar essas fotos na decoração da festa, também irá criar um laço muito mais estreito entre vocês. O que no dia, ajuda bem mais nas fotos espontâneas que tanto queremos ver.
9. Jamais peça para um amigo que comprou uma “máquina legal” ser o responsável pelo registro de um dos dias mais importantes da vida de vocês. Poucas vezes acaba bem.
10. Ao escolher o fotógrafo do seu casamento, não espere que ele entregue para vocês fotos com o estilo de outro fotógrafo que você também gostou.
11. Evite escolher apenas olhando para o valor. A qualidade da fotografia envolve várias coisas, dentre elas: experiência, investimento em cursos de alta qualidade, investimento em equipamentos de última geração, investimento em profissionais que estarão compondo a equipe no dia, investimento no local de atendimento. Tudo isso é refletido no valor final.

Acredito que essas poucas dicas aqui, já poderão ajudar a quem procura um bom fotógrafo, ou uma boa fotógrafa para o seu casamento.

Um super beijo!

20 de outubro de 2014

Com o passar dos anos, algumas das minhas experiências, as boas e as ruins, me conduziram a ações que acredito terem melhorado meu trabalho.

Hoje, vou falar um pouco sobre detalhes importantes, que devemos saber no dia do casamento de um casal.

O fotógrafo deve ter ciência de cada detalhe desse dia tão especial e único. A responsabilidade é imensa e isso nos obriga a oferecer um trabalho sem brechas para falhas. Precisamos saber cada horário e local da programação e o que constará nela. Quem entrará com a noiva. Quantos padrinhos haverá. Se haverá alguma surpresa. Se há alguém em especial que deva aparecer nas fotos.

Tentar ligar para todos os fornecedores, os quais influenciam diretamente no nosso trabalho é fundamental. Videomaker, maquiador, cerimonial… Ver o que eles precisam, dizer o que precisamos e assim, tentarmos fazer o melhor para os noivos. Verificar com a equipe de filmagem sobre a linguagem que eles trabalham e assim, evitar costumeiros atritos quando a linguagem de vídeo e foto divergem. Combinar com maquiador o horário direitinho em que precisamos da noiva pronta para as fotos. As fotos que chamo de divônicas. Se houver abertura com o cerimonial de combinar o seu estilo de fotografar e o que precisa, com o que eles fazem, é perfeito! Essa abertura do cerimonial em dialogar e de se disponibilizar em nos ajudar em nosso trabalho é muito importante.

Importante também semanas antes, bombardear os noivos com perguntas. Sobre tudo. Sobre o que esperam e sobre o que desejam. Se isso for por escrito, melhor ainda. Pois assim você levará essas informações no dia, e repassará para a sua equipe, a fim de que seja tudo perfeito.

Normalmente, seguimos um roteiro de fotos que se dá mais ou menos assim: making of da noiva e/ou do noivo, fotos posadas com a noiva divônica, cerimonia, fotos posadas com os noivos, padrinhos, irmãos dos noivos, festa e buquê. Fora isso, o que for de diferente, precisa ser dito claramente para não ficar de fora. Assim, se formos comunicados, todas as fotos que eles sonham serão feitas. E não escutaremos: “ah, você não fez a foto com a minha tia que veio de fora com os filhos”. Se não avisou sobre a foto específica, realmente não teremos como fazer.

Espero que essas dicas ajudem aos noivos e aos colegas de profissão.

Beijos!!!

13 de outubro de 2014

Eu sempre converso e tento convencer as noivas sobre a importância de se ter um bom cerimonial em seu casamento.

Esses profissionais são treinados para oferecer aos noivos toda a organização e administração de um dos dias mais importantes na vida de um casal.

Eles podem indicar os melhores profissionais e os que se encaixam ao perfil de cada casal. Assessoram os noivos desde o início de todo o processo de escolha de fornecedores. Orientam o que é necessário e o que não é. Ajudam no controle dos gastos. E no dia do casamento, coordenam o trabalho de todos, para que assim, trabalhem da melhor forma e entreguem o seu melhor para os noivos.

É super importante que o cerimonial entre em contato com os fornecedores, não apenas para saberem se eles vão ao evento para o qual foram contratados, mas para também buscarem informações sobre a forma de trabalhar de cada um, para tomarem conhecimento do que os noivos combinaram com cada um deles. Para saber o que os noivos sonham de cada um e assim, coordenar as ações.

No caso da fotografia, é importante que o cerimonial nos deixe livres para criarmos, para buscarmos novos ângulos e possibilidades. É indispensável que sempre busquem saber se estamos prontos, antes de darem o “start” para qualquer momento importante, como entrada da noiva, chegada dos noivos ao local da festa, por exemplo.

Na hora das fotos posadas, é fundamental que deixem conosco um representante seu para ajudar. Geralmente essas fotos dão mais trabalho, pois normalmente são muitos casais de padrinhos, pajens, damas, pais. Pessoas que se dispersam com facilidade, pois estão ali para curtir e se confraternizar. Se houver uma ajudinha da equipe de cerimonial, essas fotos são feitas com muito mais rapidez, e nada ficará faltando para ser feito posteriormente.

O Dj também pode ajudar nessa hora das fotos posadas. Geralmente, elas são feitas próximas ao bolo, dentro do salão. A música alta impede que as pessoas escutem as instruções para as fotos. E já perdi as contas de quantas vezes pedi para o Dj baixar um tantinho a música, apenas para a hora dessas fotos, e ouvi um generoso “não”. Fora a tristeza em ouvir isso de um “colega”, isso faz com que as pessoas não escutem o que se tem a dizer, e assim, dispersem mais, e esse momento vai ficando mais cansativo e demorado.

Sempre tento sair do comum nas fotos em que isso é possível. Na fotografia, a mesmice é algo chato. Igual sempre? E o processo criativo? Em algumas situações, não queria fazer essas fotos posadas na mesa do bolo. Um visual lindo lá fora, um por do sol, a Baía de Guanabara, o Cristo Redentor, um jardim lindo, ou algo assim, mas o cerimonial não deixou. Sim, não deixou…

O que fazer? Travar uma briga com o cerimonial? Não… deixar os noivos cientes que eles não terão aquelas fotos que pensamos e lamentar depois.

E a hora do buquê? Por favor, a noiva quer ter essa foto. Ou não? Se o cerimonial não atentar para saber se fotógrafos e cinegrafistas estão prontos, os noivos ficarão sem esse registro. Você não tem ideia do que é a música altíssima do Dj rolando, a noiva pronta para jogar o buquê, e a fotógrafa posicionando os leds, e de longe gritando: “não estou prontaaaa!”, e o cerimonial manda a noiva jogar.

Ser responsável por um cerimonial não é tarefa fácil. Chegam na festa primeiro que todo mundo e saem depois que todo mundo vai embora. É cansativo mesmo. Passam meses e meses ao lado dos noivos organizando tudo. No dia, tem de deixar tudo impecável. Tem de resolver todos os problemas. E precisam ajudar e colaborar com os fornecedores, para que todos possam oferecer seu melhor trabalho. Todos são importantes e todos tem um estilo de trabalho. E foi esse estilo que encantou os noivos.

Aconselho escolher cuidadosamente seu cerimonial e assim, ter o casamento dos sonhos.

Um grande beijo!!!

Ale Crisostomo

15 de agosto de 2014

Em comemoração ao dia da gestante, 15 de agosto, somente hoje, estaremos com nossos ensaios fotográficos para gravidinhas com 50% de desconto.

Aproveite e feche o seu hoje.

Contatos via:
email: alecrisotomo@uol.com.br, ou via
fanpage: www.facebook.com/alecrisostomofanpage

Estou te esperando. Beijos!